Nestas fotos, uma diversão humana criada no início do século passado e que no Brasil ganhou uma dimensão incomum, mas que vem sendo destruída por cartolas e maus dirigentes. Em Macau, onde o povo é todo emoção, mesmo com a maldade da maioria dos políticos, o futebol sempre foi uma paixão. Olhe estas fotos, nelas estão seus amigos, vizinhos, avós, pais, irmãos, parentes distantes. Uns já deixaram o nosso convívio, restando saudades. Mas lembre-se foram eles que fizeram a nossa alegria ou a nossa tristeza, enfim, viveram conosco os bons e maus momentos do perde e ganha da vida. Mas, enfim momentos da nossa vida.
“O futebol, como o esporte nacional, atraía seus adeptos nas horas de folga. Por vezes, assistiam a uma pelada no Campo do Cruzeiro, então existente nas proximidades do Sindicato dos Salineiros. […] A outra opção para os aficionados do futebol era assistir as pelejas no Campo da Salina, as quais costumavam atrair um grande público […] Ali poderiam ver em ação o Flamengo de Dona Pretinha, O Unidos, o ABC F.C., o América F.C. ou alguma equipe visitante das cidades vizinhas.” p. 86/87 daObra Maiúscula do professor Francisco Carlos Oliveira de Souza: Das Salinas ao Sindicato – A trajetória da Utopia Salineira. Livro fundamental para entender a luta dos trabalhadores de Macau.
São várias fotos dos times de futebol de Macau. Da década de 60, temos as informações pois as fotos nos foram enviadas pelo macauense memorialista Zé de Hipólito, com os dados. Algumas fotos não temos nenhuma informação. Os dados são imprescindíveis para estudantes e pesquisadores que buscam neste sítio subsídios para seus trabalhos. Se alguém puder ajudar a completar os dados somos gratos. As informações que precisamos são: 1] Nome do fotógrafo; 2] Ano ou década em que foi tirada; 3]Descrição da foto com nome do time, do campo, das pessoas, [toda e qualquer informação é importante]; 4]Quem possui a foto original. Faça o contato por e-mail:faleconosco@obaudemacau.com
Campo do Valadão onde hoje é o Estádio Walter Bichão. Não havia gramado, era areia. Não havia muro, era dedinho do cão. Futebol havia e muito! O jogo foi no dia 1º de maio de 1963 em comemoração ao dia do trabalhador entre a Seleção de Macau e o ABC que vinha com Jorginho, considerado o melhor jogador de todos os tempos . Na foto, da esquerda para direita, em pé: Empenado, Zilmar, Adenor, Adilson Lemos, Mercinho[goleiro], Baduleo, Zé de Otília, Nazareno, Moçada [goleiro] e Zeca. Agachados: Toinho Careca, Vira Mundo, Zé de Hipolito, Neco, Zé de Aristote, Toutinha, Broncadela e Maque-Maque.

Também não temos nenhuma informação sobre as fotos acima.
- Foto autor não identificado, ano ?, time e jogadores ?, arquivo desconhecido.
- http://www.obaudemacau.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário